Sunday 27 March 2011

MARIA VIEIRA FALA DA FAMÍLIA






Maria Vieira: "Sempre achei que a vida são dois dias"

Com 54 anos e 30 de carreira, Maria Vieira fala da filha e do neto. Conta que casar nunca esteve nos seus planos e que só o fez por interesse. E lamenta que o amor que recebe do público não seja reconhecido.

Correio da Manhã – A primeira vez que subiu ao palco foi em 1981, na peça ‘Paga as Favas’...

–Foi uma estreia em grande, recebi dois prémios.

– Não pensava fazer carreira no mundo do espectáculo?

– Quando fui escolhida na audição tive alguma esperança. O meu pai fez sempre teatro amador e sempre viajou. A paixão pelas viagens e pelo teatro foi-me transmitida por ele.

– Antes de subir ao palco o que é que fazia?

– Estava a trabalhar nas ‘Selecções’ do Reader’s Digest e não gostava. Trabalhava lá há três meses. Eu casei muito cedo e fui mãe também muito cedo.

– Com que idade?

– Com 20 anos. A Catarina, a minha filha, tem 33 anos.

– É a sua única filha?

– É. E também já tenho um neto, o Afonso, que tem seis anos. Adoro o Afonso e ele adora-me. Sou a ‘avó Roca’ por causa da minha voz. E já noto que, ao contrário da mãe, ele quando vai ao teatro já admira o palco, a plateia... Não falo muito na Catarina porque ela não gosta. Desde criança.

– A Catarina é a sua única filha porque assim o quis?

– Porque aconteceu. O Fernando não queria. Aliás, nunca quis ter filhos. E eu já tinha a Catarina do primeiro casamento. Agora já posso dizer do primeiro casamento! Ainda me baralho um bocado. Mas casar, assinar ou não papéis é-me completamente indiferente. Interessa-me é estar bem com o Fernando. Ele gostar de mim e eu gostar dele.

– Mas chorou na cerimónia.

– Chorei, porque foi muito intimista e a senhora que nos casou mostrou-nos que aquilo que dizia já nós fazemos. E disse que estávamos ali a consolidar um amor de 25 anos.

– Porque não se casaram antes?

– O Fernando é contra. E eu nunca tive o sonho de casar. Respeito quem o faz, até a minha filha se casou com todas essas coisas. Já nós casámos por interesse, casámos porque vamos em Junho para o Brasil.

– Em 2003 teve um susto...

– Morri. Estive 27 dias em coma induzido. Os meus amigos foram avisados de que eu ia morrer. Esconderam só do Fernando. Mas eu acordei e eles nem sabem... Tive uma peritonite, devido a um abcesso no ovário que nunca me tinha dado sintomas e rebentou. Sempre achei que a vida são dois dias.

27-03-2011


No comments: