Sunday 6 March 2011

RITA SALEMA FALA DAS SUAS PAIXÕES


Rita Salema: É muito fácil uma pessoa ter paixões"

 

Correio da Manhã – Em tempos afirmou: "Sou mãe da minha família, dos meus amigos, ando permanentemente a tomar conta de toda a gente..."

Rita Salema – Eu disse isso?! É verdade. E gosto disso.

– Será por ser a mais velha de quatro irmãos?

– Acho que sim. E a única rapariga.

– Ajudou a criá-los?

– Completamente. O meu primeiro arroz, tinha seis anos quando o fiz. Era arroz de ervilhas e ficou o máximo. Nós as mulheres gostamos de mandar e mandamos bem. E acho que os homens quando têm alguém a tomar conta deles também gostam.

– Gosta de cuidar de todos e gostava que tomassem conta de si?

– É verdade. Às vezes estou muito cansada.

– Mas não deixa que aconteça?

– Não deixo. É difícil. As próprias pessoas que tentam tomar conta de mim dizem que é muito difícil. Quando tentam dar esse mimo ou ralhar comigo, eu tenho sempre uma argumentação... Deve ser cansativo lidar comigo, às vezes.

– Terá a ver com o facto de viver à tantos anos sozinha com a sua filha [Francisca, de 18 anos]?

–Não sei como responder. Eu, de facto, sou uma pessoa muito independente e sempre fui. Acho que isso vem não das relações que tive, mas de miúda, de tomar conta dos meus irmãos, de criar essa independência e de me dar algum gozo. A minha mãe elogiava-me muito, ela chegava e eu tinha a casa arrumada. E esses elogios, esta forma de educação, penso que foi um incentivo para o resto da minha vida e que tento também passar à Francisca. O eu ser muito independente, numa relação, complica um bocadinho, e precisar dessa independência, desse tempo para mim...

– E do seu espaço?

– Sim, e de estar sozinha às vezes. A minha filha está comigo e só deixará de estar quando quiser, mas como vivemos sempre as duas, sabemos respeitar esse tempo. Eu gosto de andar sozinha.

– Gostava de ter tido mais filhos?

– Adorava ter tido mais filhos. Acho que esse é o único desgosto que tenho.

– Não teve por causa da profissão?

– Foi. Porque estar grávida implica não trabalhar.

– E encontrar alguém, um pai?

– É mais fácil. Tenho 44 anos, acho que é muito fácil uma pessoa ter paixões, apaixonar-se e haver a hipótese de ter filhos. Já tive relações em que houve essa vontade mas depois a nível profissional estava sempre a contar os tempos e era difícil porque tenho tido o privilégio de estar sempre a trabalhar. Em televisão é difícil, porque entrar num projecto de oito meses e depois engravidar é uma falta de responsabilidade e profissionalismo. Hoje, só se engravida se se quiser.

"TIREI A BARRIGUINHA QUE TINHA"

– A Rita é muito enérgica...

– Sou. Tenho de estar sempre a fazer qualquer coisa, mas só coisas que gosto. A televisão tem uma coisa que gosto, novelas, porque são um desafio permanente. Dão-nos não sei quantas folhas de cenas nas vésperas. No teatro temos três meses para trabalhar a personagem.

– Vive com a sua mãe?

– Mais ou menos. A minha casa foi construída de forma a que sejam duas casas independentes.

–Sempre tiveram uma relação muito próxima?

– A família toda. Agora, o meu irmão Pedro também vive lá em casa. Fico triste pela separação dele mas dá-me um prazer enorme tê-lo lá.

– Perdeu dois irmãos?

– Perdi três, dois mais recentes. Não me apetecia nada falar nisso.

– É verdade que fez uma lipoescultura?

– Fiz. Tirei a barriguinha que tinha há muitos anos.

– Foi preciso coragem para assumir que sofria de queda de cabelo?

– Não tenho vergonha do que me acontece. Com a queda do cabelo sofri horrores. Foi muito complicado, as primeira abordagens foram "coitadinha" mas depois passou a ser "obrigada Rita. Sabe que eu também...".

PRETO NO BRANCO

Deixou de fazer algo por ser figura pública?

Faço tudo o que fazia. Até já tive um paparazzo que me acompanhou numa ida ao supermercado. Sou muito normal e gosto de viver assim.

E nos tempos livres?

Apanho sol, que é das coisas que mais gosto, sobretudo no meu jardim. Leio, adoro ler. Passeio com a minha filha, estou com a família e gosto muito, muito de receber.

É boa cozinheira?

Adoro cozinhar tudo, mas mais salgados.

Vive em Oeiras e nunca apoiou uma candidatura ao concelho. Já apoiou Cascais e Lisboa.

Oeiras é complicado porque o Isaltino tem um processo. Mas Oeiras nunca esteve tão bem como está. E vou ser franca, as minhas amigas continuam a votar Isaltino.

Teve pudor em apoiar?

Uma pessoa não pode apoiar alguém que é corrupto.

PERFIL

Rita Salema nasceu a 16 de Novembro de 1966 e aos sete anos frequentava A Comuna porque o pai, separado da mãe, apaixonou-se pela produtora Conceição Cabrita. Aos 18 anos foi viver com o actor Almeno Gonçalves, de quem se separou antes do nascimento de Francisca. A actriz criou uma escola As Abobrinhas.

06-03-2011


No comments: