Thursday 2 June 2011

ESPANCAMENTO BRUTAL NOS FUZILEIROS

Espancam recruta nos Fuzileiros (COM VÍDEO)

Humilhado, despido e deitado no chão, um recruta da Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro, em Coina, Barreiro, foi espancado dentro da camarata, por seis a oito colegas da Marinha – num ajuste de contas.

01 Junho 2011

Por:João Tavares/ Magali Pinto

O ataque, que está filmado durante quatro minutos e que foi ontem divulgado na internet, remonta a Agosto de 2010, e inclui chapadas, socos, pontapés e agressões com uma lista telefónica, cintos e uma esfregona. Os agressores foram punidos com cinco dias de detenção, mas recorreram da decisão. A gravação tem pouco mais de quatro minutos, e nela pode ver-se um aluno das tropas especiais, com 18 anos, entre armários e beliches, a tentar soltar-se dos camaradas. "Já chega. Parem!", grita o jovem aos outros militares, sendo atingido com detergente que o fez escorregar no chão. Contactada pelo CM, fonte oficial da Marinha admitiu a agressão, afirmando que já está a decorrer um processo disciplinar contra três agressores identificados.

Este caso só terá chegado ao conhecimento dos superiores em Novembro, quando terminou o curso. "Foi aberto um processo de averiguações que acabou com um processo disciplinar, sendo identificados três agressores." Ao que o CM apurou, a pena foi de cinco dias de detenção. Ainda não foi cumprida, porque recorreram da decisão.

O vídeo mostra o recruta a ser imobilizado com joelhadas na cara. A dada altura começa a sangrar das costas. Agressores e vítima estão na Base de Fuzileiros do Alfeite, em Almada. Aguardam pelo cumprimento das sanções tendo em conta o Regulamento Disciplinar Militar.

Na altura, o recruta não apresentou queixa, e por isso, quase um ano depois, a violência não foi alvo de sanção, que podia ir até prisão disciplinar, que consiste na privação de liberdade num quartel ou navio até 30 dias. Em comunicado enviado ontem às redacções, a Marinha "condena veementemente qualquer tipo de agressão e tomou, como sempre o faz, as medidas punitivas adequadas à situação".



http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/espancamento-de-recruta-dos-fuzileiros-gravado-em-video

No comments: