Wednesday 7 September 2011

JOSÉ PIRES ACUSADO POR BIBI

Ex-motorista quer confronto com José Pires sobre abusos em Colares

Bibi contesta antigo director

11-04-2006

José Pires, ex-director do Colégio D. Maria Pia, da Casa Pia de Lisboa, negou ontem em tribunal que Manuel Abrantes, dois educadores, dois destacados dirigentes do Partido Socialista e ele próprio tenham abusado sexualmente de alunos na casa de férias de Colares (Sintra) pertencente à instituição.

Esta e outras declarações levaram o ex-motorista Carlos Silvino (Bibi) a requerer uma acareação com a testemunha. José Pires, psicólogo que entre 1974 e 1999 dirigiu aquele colégio, considerou ainda não ser “viável nem possível” a existência de quaisquer fotografias do ex aluno “João A.” alegadamente tiradas por cidadãos estrangeiros na praia da Adraga, situada nas imediações daquela mesma casa.

A testemunha garantiu ainda “não reconhecer qualquer sinal da casa de Colares” nas fotografias publicadas num artigo da revista “Grande Reportagem” publicada em Setembro de 2004.

Em resposta a perguntas lançadas pelo advogado de Carlos Silvino, José Maria Martins, a testemunha confirmou ter visitado o arguido na cadeia da PJ, em Lisboa. José Pires entregou então a Bibi “um documento” em que explicava “os motivos” da sua visita. “Ele era um antigo aluno e precisava de apoio”, disse. Apesar deste motivo, José Pires confessou não ter visitado Manuel Abrantes (arguido ex-provedor adjunto da Casa Pia) quando este esteve detido na cadeia de Lisboa.

José Maria Martins quis saber se a visita teve a intenção de levar o ex-motorista a negar um envolvimento em situações de abuso por parte de José Pires. Este negou.

A acareação entre Carlos Silvino e José Pires deverá ter lugar na sessão de 23 de Novembro.

No comments: