Wednesday 27 July 2011

RENATO: PRÓXIMA AUDIÊNCIA A 4 DE AGOSTO

Acusação pode escolher outro médico para examinar Renato Seabra

Na audiência de ontem, o advogado de defesa David Touger acedeu finalmente ao pedido do juiz e entregou o relatório psiquiátrico de Seabra. Sobre o seu conteúdo, nem uma palavra. Juiz criticou a morosidade do processo que se arrasta desde Janeiro

Quatro meses depois, o advogado de defesa de Renato Seabra cumpriu finalmente a vontade do juiz Charles Salomon e entregou em tribunal os resultados dos exames psiquiátricos feitos ao manequim de Cantanhede, acusado de homicídio em segundo grau, no caso da morte de Carlos Castro.

Embora as conclusões do parecer psiquiátrico não tenham sido exploradas na audiência de ontem no Tribunal Criminal de Nova Iorque, a atender às últimas declarações da defesa e à morosidade da entrega do relatório psiquiátrico parece certo que a estratégia passará mesmo por fazer a chamada “defesa psiquiátrica”. Isto é, com base nas conclusões do psiquiatra contratado pela defesa, o advogado David Touger tentará provar que quando Renato Seabra agrediu e mutilou sexualmente Carlos Castro, a 7 de Janeiro, num hotel de Manhattan, não agia em total consciência. Mediante os resultados dos exames, Touger poderá invocar insanidade temporária, uma perturbação emocional extrema no momento do crime, ou até a existência de alguma patologia que só se terá manifestado naquela data. A insanidade temporária é a estratégia mais arriscada. Por ser muito difícil de provar, raramente é utilizada nos julgamentos em Nova Iorque. Se convencer a acusação, Renato Seabra pode ganhar o passaporte de saída da prisão de Rikers Island e passar os próximos anos internado num hospital psiquiátrico. Mas se a procuradora não se deixar convencer, a hipótese de um acordo fica posta de parte e o caso seguirá mesmo para julgamento e o tribunal de júri, não acreditando na tese da perturbação psiquiátrica, e tendo por base as provas forenses, pode mesmo aumentar a pena para prisão perpétua.

Caso duvide do parecer médico apresentado por David Touger, a procuradora Maxime Rosenthal tem a possibilidade de encomendar outro parecer psiquiátrico. Aliás, é quase certo que o fará, para poder comparar os resultados.

Tal como tinha sido pelo juiz na audiência anterior, a procuradora já entregou uma cópia das fotos do corpo de Carlos Castro, logo após o crime, que faltavam à acusação.

A próxima audiência está marcada para 4 de Agosto.

por Sílvia Caneco, Publicado em 27 de Julho de 2011


RENATO:JUIZ QUER CELERIDADE NO PROCESSO


Modelo matou Carlos Castro a 7 de janeiro de 2011

Renato Seabra: Juiz quer celeridade no processo

Durante a audiência realizada na passada terça-feira, o juiz de Nova Iorque, Charles Solomon, pediu ao Ministério Público para apresentar “o quanto antes” os resultados dos testes de ADN do caso de Renato Seabra, acusado do homicídio do colunista Carlos Castro.

O juiz pediu também uma maior celeridade no processo ao salientar que "o incidente ocorreu em janeiro e já estamos em agosto", segundo informou o Ministério Público.

De acordo com a agência Lusa, o advogado de Seabra, David Touger, apresentou um novo relatório psiquiátrico do jovem de 21 anos, depois de há alguns meses ter referido que planeava seriamente alegar um "súbito acesso de loucura" do modelo para estruturar a defesa do caso, mas não foram avançados detalhes sobre o resultado da nova avaliação.

Seabra está acusado de ter assassinado a 07 de janeiro Carlos Castro, de 65 anos, que foi encontrado nu e com sinais de agressões violentas e mutilação nos órgãos genitais no quarto de hotel que partilharam em Manhattan.