Friday 11 May 2012

MORREU BERNARDO SASSETTI



Bernardo Sassetti tinha 41 anos

Morreu pianista Bernardo Sassetti após queda de falésia

O pianista Bernardo Sassetti morreu aos 41 anos, soube-se esta sexta-feira. O artista terá caído acidentalmente de uma ravina, numa praia do Guincho, esta quinta-feira, quando estava a fotografar. No local, os Bombeiros Voluntários de Alcabideche resgataram o corpo.

O falecimento do músico foi confirmado pela editora Clean Feed e por fonte oficial da ONC Produções, que souberam do acontecimento trágico esta sexta-feira.


O artista, casado com a actriz Beatriz Batarda, de quem tinha duas filhas, tinha cancelado recentemente um concerto na Culturgest, devido a uma tendinite no ombro. No entanto, depois disso já tinha dado um concerto em Alcochete, no passado dia 28 de Abril.

Sassetti estava a preparar um livro de fotografia, uma das suas paixões.



Bernardo da Costa Sassetti Pais, nascido a 24 de Junho de 1970 em Lisboa, era bisneto de Sidónio Pais.
Compositor multipremiado e aplaudido internacionalmente, Sassetti lançou-se nos estudos de piano aos nove anos, tendo chegado a frequentar a Academia dos Amadores da Música.

O arranque para a sua carreira foi em 1987, actuando em pequenos clubes no quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet.

Nesta fase da sua carreira, participa em festivais ao lado de Art Farmer, Eddie Handerson, Benny Golson ou Freddie Hubbard.

Já com o quinteto de Guy Barker gravou o disco ‘Into the Blue', editado pela Verve Records, ao passo que, em 1997, lançou ‘What Love Is' com a Orquestra Filarmónica de Londres e que incluiu uma participação de Sting como convidado especial.

Entre os seus discos mais elogiados, pelos tons intimistas próximos do jazz, estão ‘Nocturno', lançado em 2002, que lhe deu o Primeiro Prémio Carlos Paredes, ‘Indigo' e ‘Ascent' (com Carlos Barretto e Alexandre Frazão). As composições delicadas serviram de base também para bandas sonoras de filmes como ‘Alice', ‘Second Life', 'Quaresma', 'O Milagre Segundo Salomé' e ‘Um Amor de Perdição'.

Ao lado de Mário Laginha e Pedro Burmester, Sassetti lançou o projecto "Os Três Pianos" que se traduziu num DVD com actuação ao vivo de 2007. O trio reencontrou-se no ano passado em Novembro, para dois concertos no Centro Cultural de Belém.

O talento de Sassetti chegou a Hollywood: participou no filme de Anthony Minguella, 'O Talentoso Mr. Ripley', onde interpretou, com Matt Damon, o tema 'My Funny Valentine'.