Saturday 1 September 2012

Tuesday 28 August 2012

QUEIJO DE CASTELO BRANCO CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM INGLATERRA



O queijo de Castelo Branco DOP Sabores de Idanha conquistou uma medalha de ouro no concurso internacional Great Taste Awards 2012, anunciou na segunda-feira a Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, sediada em Idanha-a-Nova. O concurso é organizado pelo Guild of Fine Food, uma organização britânica criada em 1995 para aproximar produtores e retalhistas e que conta com 1.300 membros em todo o país. O queijo de Castelo Branco esteve entre 8.800 produtos de vários países, avaliados em provas cegas que envolveram mais de 300 especialistas.

A Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa iniciou em 2011 a participação em concursos internacionais, conquistando o ouro com o Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP no Concurso Mundial de Queijos, também em Inglaterra. Em Portugal, o organismo obteve seis medalhas no Concurso Nacional de Queijos, em Santarém.

OS PERIGOS DO CONSUMO DA MARIJUANA


Marijuana pode ser ainda mais prejudicial se consumida antes da idade adulta

Um novo estudo aponta para malefícios mais graves no consumo frequente de marijuana se tal acontecer na adolescência. A longo prazo pode haver uma queda do QI.

As implicações agravadas concluem-se porque os investigadores não verificaram a tendência de queda do Quociente de Inteligência (QI) quando o consumo frequente daquela droga se dá depois dos 18 anos. Assim sendo, os peritos vêem comprovada uma teoria que já havia sido lançada: que a marijuana é particularmente prejudicial em cérebros em desenvolvimento.

«Os pais deveriam entender que os seus adolescentes são particularmente vulneráveis», disse Madeline Meier, da Universidade de Duke. O estudo que Meier liderou foi ontem apresentado e contou com financiamento público dos Estados Unidos e do Reino Unido, e de uma fundação suíça.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a marijuana é relativamente comum entre os adolescentes. Dados oficiais de Junho davam conta de que 23% dos estudantes do Ensino Secundário tinham fumado marijuana, mostrando que é até mais popular do que os cigarros.

O estudo agora concluído na Nova Zelândia debruçou-se sobre o modo como os registos de QI mudam entre os 13 e os 38 anos. Os investigadores dizem que as descobertas não são definitivas, mas que a metodologia agora usada deverá silenciar as críticas lançadas a estudos anteriores cujos resultados iam no mesmo sentido, mas que não tinham avaliado o desempenho mental antes do consumo de droga.

Foram testados participantes aos 13 anos, uma idade que se acredita ser anterior a consumos significativos daquela droga, e depois com 38 anos. Além dos testes de QI, houve várias entrevistas após a entrada na idade adulta. Concluiu-se que o declínio mental entre estas idades só se verificou nos que começaram a fumar regularmente marijuana antes dos 18 anos.

Richie Poulton, co-autor do estudo, regista que «para alguns é uma questão legal», mas o também investigador na Universidade de Otago (Nova Zelândia, onde esta droga é ilegal) vinca que no seu entender «é uma questão de saúde»


PORTUGUÊS SALVA DUAS CRIANÇAS E MORRE AFOGADO



Emoção no funeral de segurança dos jogos olímpicos

Herói salva duas meninas e morre


"És a minha vida e agora tornaste-te, para todos nós, herói", diz à imprensa inglesa a mulher de Marco Araújo, português de 33 anos emigrado em Inglaterra, que "não hesitou" quando, a 26 de Julho, viu duas meninas, de quatro e dez anos, a afogarem-se junto ao porto de Portsmouth.

Lançou--se ao mar e salvou-as. Depois desapareceu e o seu corpo só deu à costa duas semanas mais tarde. Foi a enterrar neste fim-de-semana. A emoção apoderou-se de Tracey Hall, mulher de Marco Araújo, e da mãe e irmã da vítima, que só conseguiram viajar de Portugal até Inglaterra para assistir ao funeral após terem sido doados cerca de dois mil euros. Centenas de pessoas estiveram nos serviços fúnebres.

Marco Araújo, que no dia a seguir à tragédia ia começar a trabalhar como segurança nos Jogos Olímpicos de Londres, passeava com a mulher junto ao porto de Portsmouth quando viu as meninas em dificuldades. Atirou-se ao mar e, com um jovem de 17 anos, conseguiu colocar as vítimas a salvo. Mas acabou ele arrastado pela forte corrente. Apesar das buscas da polícia marítima, só a 8 de Agosto o corpo da vítima foi descoberto. O reconhecimento foi possível graças às impressões digitais.