Tuesday 18 September 2012

NADADOR-SALVADOR SALVA TRÊS VIDAS NA NAZARÉ



                                   Daniel Meco (à esquerda) foi preponderante para o salvamento 

Nazaré: Nadador-salvador acudiu a situações de perigo

Salva três banhistas da morte


Em apenas um minuto, o mar da Nazaré surpreendeu ontem três banhistas que iam sendo levados pela onda, mas conseguiram ser socorridos por um nadador-salvador que já não estava de serviço. Com a ajuda de outras pessoas que se encontravam na praia, Daniel Meco resgatou para terra as vítimas, uma delas em estado grave.

Por:Francisco Gomes

Guerin Louise Degano, de 84 anos, de nacionalidade francesa, ficou internada no hospital de Alcobaça, sob vigilância, maslivre de perigo. Franciline Renee, de 68 anos, francesa, e Christophe Oliveira, de 25 anos, residente em Fátima, foram assistidos no hospital e tiveram alta.

Eram 15h03 quando foi dado o alerta para um duplo pré-afogamento. "Uma senhora estava à beira-mar e foi arrastada pela onda e um homem tentou salvá-la, mas também ficou em perigo", relatou João Estrelinha,comandante dos bombeiros.

Um minuto depois era dado o alerta para outro caso de afogamento, mais grave, a cem metros de distância. "Outra senhora estava a molhar os pés quando a onda a surpreendeu", indicou. Atento às duas situações estava Daniel Meco, presidente da associação de nadadores-salvadores local, que apesar de a época balnear ter terminado no sábado, na Nazaré, ainda ficou mais dois dias na praia a vigiar e a alertar os banhistas para o perigo das ondas.

Na moto-quatro cedida pela Câmara percorre o extenso areal e depara-se ainda com muitos banhistas na praia. Ontem, a sua intervenção foi preciosa, ao trazer para terra a senhora que estava em maiores dificuldades, contando com ajuda de alguns banhistas na prestação dos primeiros socorros, e coordenando o salvamento dos outros doisveraneantes. "Isto acontece devido à desatenção das pessoas: o mar parece calmo, mas, de repente, aparecem ondas. Por outro lado, o declive da areiaengana", alerta Daniel Meco.