Sunday 16 March 2014

AMIGOS DA RUA NA PRAÇA DA ALEGRIA


EUROVISÃO 2014: PORTUGAL REPRESENTADO POR MÚSICA PIMBA



Portugal será representado no Eurovisão por um tema "pimba"
           
Embora com o maior número de votos, a canção "Quero ser tua", não reuniu consenso no Convento do Beato nem nas redes sociais. Já existe uma petição "Contra a escolha da música para o Festival Eurovisão da Canção".
 
A canção "Eu quero ser tua" com letra e música de Emanuel, interpretada por Suzy, foi a vencedora da edição comemorativa dos 50 anos do Festival RTP da Canção.

Pior não podia acontecer, pois das cinco finalistas esta era a pior. Qualquer outra poderia ser tocada por uma orquestra, esta nunca. Qualquer outra tinha uma letra com cabeça tronco e membros, esta não. Qualquer outra tinha capacidade de representar Portugal em Copenhaga, esta não. Mas a maioria decidiu votar nela, e acabou por vencer.

Na semi final, foi das cinco a menos votada, mas hoje foi a mais votada. A identidade do Festival RTP da Canção morreu, pois esta canção é o "puro pimba", embora o seu criador a classifique de "dançante e latina".

Recuemos uns meses. A RTP convidou dez compositores para criarem dez músicas para a edição comemorativa dos 50 anos do Festival RTP da Canção. Será que a escolha foi acertada? Claro que não, pois todas elas eram muito pobres.
 
Celebra-se meio século de Festival RTP da Canção e não há uma Orquestra ao vivo? As actuações foram todas em playback instrumental. Porquê? Dispendioso? Sim, mas em vez de oferecerem 40 mil euros na tarde antecedente à gala da semi final e outros 40 mil na tarde antecedente da gala da final, teriam investido num espectáculo merecedor de celebração dos 50 anos.

Mas nem tudo foi mau, na noite de ontem: mais uma vez a brilhante actuação de Henrique Feist, interpretando as 48 canções que ganharam as edições do Festival, a magnifica interpretação de Lucia Moniz com o tema que Maria Guinot levou à Eurovisão - "Silêncio e tanta gente" - para recordar os que partiram, as grandiosas coreografias e o bom corpo de baile, assim como as oito canções que as ex concorrentes, Liana, Filipa e Anabela, interpretaram.

A destacar ainda a bela escolha de Henrique Feist para as vozes dos cinco finalistas, das músicas de Simone de Oliveira e António Calvário.

Resta salientar que antes de ser conhecido o resultado já se adivinhava qual seria. A editora discográfica Sony Music comprou os direitos do tema, mesmo antes de saber que iria vencer.

Nas redes sociais circulava que seria o Emanuel o vencedor. Na sala sentia-se esse desconforto, quando anunciaram o vencedor, mais de metade da plateia se levantou e abandonou a sala.

Emanuel vai "negociar com a RTP" para que possa "à semelhança dos paises de leste que a música seja interpretada em inglês". salientamos também que o compositor, praticamente, não deixou a concorrente falar. para além dele existiam mais duas pessoas que pretendiam "dominar" as perguntas dos jornalistas.

Veremos o que se vai seguir nos próximos dias sobre a nossa representação em Copenhaga.
 
A petição criada na primeira hora do dia de hoje, já conta com 80 assintauras. Os autores dizem: "Demonstre, assinando, à televisão pública que a artista Suzy não é a escolha ideal para a Eurovisão. Não queremos, mais, más escolhas! Queremos música para a vitória".

domingo, 16 março 2014,03:04 Escrito por
 




 

DESMISTIFICANDO O CARNAVAL CARIOCA